Mikro, reinventando a música grega

Mikro Greek Band

Esta semana, ouvindo a minha rádio grega preferida, a Melodia FM de Atenas, fiquei intrigado com alguns remixes de canções antigas que de vez em quando pipocam na programação. Com isso, acabei descobrindo um dos grupos de música eletrônica mais interessantes da Grécia. O nome deles: Mikro.

Mikro é um grupo composto por quatro talentosos sujeitos: os pioneiros Nikos Bitzenis (Nikonn) eYiannis Lefkaditis (John-John), a vocalista Chloe Ann e o guitarrista 5irc. Se eu parasse esse texto por aqui, pareceria apenas a formação de mais um dos muitos grupos de música eletrônica no mundo. Mas, esses caras têm algo diferente. Desde 1998 eles vêm se dedicando a reinventar a música grega, tanto com músicas próprias quanto com releituras de canções consagradas da década de 1980, com uma mistura de ritmos como electro-pop, break beat, trip hop, disco, entre outros.…

Novo ano, novo álbum de Giota Negka

Giota Negka, Karamouratidis e Ioannou

No começo deste mês saiu o novo álbum de uma das cantoras mais importantes da Grécia. “Τελευταίος Εαυτός” (O último eu) é o novo trabalho de Giota Negka, com música de Themis Karamouratidis e letras do grande Odysseas Ioannou.
Uma das músicas mais tocadas desse novo trabalho é “Δε Με Κρατάει Ό,τι Θυμάμαι”, uma bela canção que fala de amores passados, lembranças e saudade de algo que nunca se teve.
Um dos versos que eu mais gosto é este:

… κανεις δεν ζει, αγάπη μου,
με χθεσινό φιλί.

… ninguém vive, meu amor,
com beijo de ontem.

Vale a pena ouvir!…

Show marca 50 anos de sucesso de Xristos Nikolopoulos

50 anos Xristos NikolopoulosEste é um ano especial para uma das figuras mais importantes da música grega. Xristos Nikolopoulos completa 50 anos de sucesso e, é claro, a melhor maneira de comemorar esse marco importante é nos palcos, onde suas composições brilharam nessas cinco décadas.

Neste dia 25 de junho o grande compositor promove um show às 20:30 com as presenças de grandes intérpretes como Pitsa Papadopoulou, Kostas Makedonas e Zoi Papadopoulou.

No show não faltarão os grandes sucessos saídos do bouzouki mágico de Nikolopoulos. Para quem não sabe, o compositor está por trás de sucessos como “To agriolouloudo”, “Yparxo”, ambas imortalizadas por Stelios Kazantzidis, pela linda melodia de “Nyxta stasou”, interpretada por Litsa Diamanti e mais tarde por Eleftheria Arvanitaki e outras pérolas da música grega como “Paikse Xristo epeigontos”, “O Salonikios”, “I nyxta thelei erota”… e a lista é enorme.…

Viva! A Música Grega está de cara nova!

Novo blog A Música GregaNosso blog está de cara nova!!! Ζήτω! Viva!

O blog “A Música Grega” foi lançado ainda em 2012 e, desde então, a internet mudou um pouquinho. Já estava mais do que na hora de modernizarmos as coisas por aqui… Temos várias pequenas novidades que nos deixará cada vez mais próximos de vocês que simplesmente amam de paixão a música grega, ou para os curiosos de plantão que por enquanto estão flertando com a música da moderna Grécia.

Para começar, nosso blog agora tem layout responsivo. E o que diabos é isso? Ora, meu camarada, isso quer dizer simplesmente que você pode acessar o blog usando qualquer tipo de dispositivo sem ter que ficar rolando a tela pra lá e pra cá… Essa foi a principal razão para estrearmos esta nova versão, pois o blog pode agora te acompanhar pra onde quer que você vá, no seu celular, no seu tablet… Em qualquer lugar você poderá ler notícias da música grega, traduções e, mais uma novidades, análises.…

Grécia comemora centenário de Vassilis Tsitsanis

Grécia comemora centenário de Vassilis TsitsanisSe vivo fosse, nesse dia 18 de janeiro estaria completando 100 anos um dos maiores compositores da música grega: Vassilis Tsitsanis.

Nascido e criado em Trikala, na região da Tessália, começou sua carreira musical ao redor de 1938, tendo iniciado seus primeiros passos na música tocando violino, bandolim (que pertencia ao pai) e bouzouki, instrumento com o qual começou a se destacar no começo da década de 1940.

Escreveu diversas canções que falavam sobre os maiores e os mais singelos sentimentos humanos como o amor, a separação, a morte, a dor etc. Mais com Synnefiasmeni Kyriaki (Domingo Nublado) veio a grande consagração, canção-hino da música grega e uma das mais gravadas desde seu nascimento em 1948.…

A música na Grécia Antiga

A música na Grécia AntigaFalar sobre a música grega na antiguidade ainda significa andar por caminhos não muito iluminados. Através dos trabalhos e pesquisas em campos como a história e a arqueologia, que jogam luz sobre contextos e aspectos cotidianos nos quais a música aparecia, ainda nos falta o essencial. Afinal, como soava a música da Grécia antiga? Como realmente eram os timbres dos instrumentos usados naquela época? Como se cantava? E já que a Grécia é considerada o berço da civilização ocidental, será que a música na antiguidade também guardava relação com a música do ocidente atual, ou está mais próxima das tradições e técnicas do oriente?…

Agenda de grandes artistas para o verão 2014

Agenda de grandes artistas para o verão 2014O mês de junho dá início ao verão na Europa. Na Grécia é alta temporada turística, com praias e ilhas borbulhando de viajantes. Essa também é uma das melhores épocas para quem quer conhecer de perto alguns dos grandes nomes da música grega, pois os shows são bem frequentes.

Eu mesmo fiz um erro de cálculo e fui para a Grécia na Páscoa e não consegui ver show nenhum 🙁 Mas quem estiver por lá entre junho e setembro poderá aproveitar a agenda cheia de grandes nomes como Eleftheria Arvanitaki, Alkistis Protopsalti e outros.

Apresentamos a seguir a agenda de alguns desses artistas, que esperamos que possam ver de perto se estiverem passando suas férias na Grécia *.…

Festival “Sti Skia ton Vraxon” 2014

Festival "Sti Skia ton Vraxon" 2014O Festival “Sti Skia ton Vraxon” (À Sombra das Pedras), que acontece anualmente nos teatros “Vraxon” Melina Mercouri e Anna Synodinou, regressa este ano com um programa recheado de eventos para o verão de 2014, a partir de 5 de junho. As atrações musicais do Festival seguem abaixo:

 

Junho

– Dia 5

Miltos Pasxalidis e Xristos Thivaios…

Morre Tzeni Vanou

Morre Tzeni VanouNeste dia 5 de fevereiro a música grega perdeu uma das suas vozes mais lindas e perfeitas, a voz de Tzeni Vanou, considerada o rouxinol da canção grega merecidamente.

Aos 75 anos, a dias de completar seu próximo aniversário, Tzeni Vanou deu seu último suspiro após dias de internação no hospital Metaxa, derrotada pelo câncer. A música grega perdia, então, uma das vozes mais marcantes das últimas décadas.

O rouxinol da música grega, cujo nome verdadeiro era Eugenia Vraxnou, nasceu no ano de 1939, em Atenas. Sua primeira aspiração não foi no campo da música, mas sim no da física! Porém, depois de seu contato com o compositor Mimis Plessas, a quem considerava seu mentor, começou sua carreira musical em fins da década de 1950.…

Eleftheria Arvanitaki e Alkistis Protopsalti no Diogenis Studio

Eleftheria Arvanitaki e Alkistis Protopsalti no Diogenis StudioEleftheria Arvanitaki e Alkistis Protopsalti são duas das maiores cantoras gregas, com carreiras e repertórios que, sem dúvida, escreveram os principais “capítulos” da história da música do país. Eleftheria e Alkistis desfrutam de grande popularidade na Grécia e em todo o mundo helênico e o encontro musical das duas este ano será definitivamente o assunto da cidade, bem como o show mais promissor do ano. Não é a primeira vez que elas cantam juntas, mas foram-se 25 anos até que elas voltassem ao mesmo palco.

Sendo grandes admiradoras da arte uma da outra, trabalhando tanto como colegas quanto como fãs, Eleftheria e Alkistis nos apresentarão suas melhores músicas, as suas músicas favoritas, as músicas que todos nós conhecemos para cantarmos junto delas.