Mikro, reinventando a música grega

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Print this pageEmail this to someone

Esta semana, ouvindo a minha rádio grega preferida, a Melodia FM de Atenas, fiquei intrigado com alguns remixes de canções antigas que de vez em quando pipocam na programação. Com isso, acabei descobrindo um dos grupos de música eletrônica mais interessantes da Grécia. O nome deles: Mikro.

Mikro é um grupo composto por quatro talentosos sujeitos: os pioneiros Nikos Bitzenis (Nikonn) eYiannis Lefkaditis (John-John), a vocalista Chloe Ann e o guitarrista 5irc. Se eu parasse esse texto por aqui, pareceria apenas a formação de mais um dos muitos grupos de música eletrônica no mundo. Mas, esses caras têm algo diferente. Desde 1998 eles vêm se dedicando a reinventar a música grega, tanto com músicas próprias quanto com releituras de canções consagradas da década de 1980, com uma mistura de ritmos como electro-pop, break beat, trip hop, disco, entre outros.

A banda foi formada em Thessaloniki, uma das capitais culturais da Grécia, no fim da década de 1990, com influências músicas vindas de bandas do electro-pop como Depeche Mode, Erasure, Duran Duran e New Order, daí o som característico eletrônico que eles deixam em cada um de seus trabalhos autorais e remixes.

Até o presente momento, são 9 álbuns lançados. Em 2003 eles lançaram uma coletânea de remixes que não foi lançada oficialmente, mas que fez muito sucesso por conta da divulgação nas rádios. Neste trabalho encontramos pérolas da música grega em versões revisitadas, como a bela Να με Θυμάσαι (Na me thymasai – Lembre-se de mim), da emblemática Melina Merkouri.

Ainda na coletânea há sucessos da saudosa Tzeni Vanou e Aliki Vougiouklaki. Entre outros remixes que valem a pena serem escutados há esses clássicos:

Aqui uma apresentação ao vivo do grupo ao lado de Eleni Tsaligopoulou, misturando Tzeni Vanou (Ksypna agapi mou – Acorde, meu amor) e Donna Summer (I feel love).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *