Morre Tzeni Vanou

Morre Tzeni VanouNeste dia 5 de fevereiro a música grega perdeu uma das suas vozes mais lindas e perfeitas, a voz de Tzeni Vanou, considerada o rouxinol da canção grega merecidamente.

Aos 75 anos, a dias de completar seu próximo aniversário, Tzeni Vanou deu seu último suspiro após dias de internação no hospital Metaxa, derrotada pelo câncer. A música grega perdia, então, uma das vozes mais marcantes das últimas décadas.

O rouxinol da música grega, cujo nome verdadeiro era Eugenia Vraxnou, nasceu no ano de 1939, em Atenas. Sua primeira aspiração não foi no campo da música, mas sim no da física! Porém, depois de seu contato com o compositor Mimis Plessas, a quem considerava seu mentor, começou sua carreira musical em fins da década de 1950.

Na década de 1960 ganha prêmios em diversos festivais, sempre cantando composições de Mimis Plessas e Kostas Pretenderis. Em 1964, por exemplo, cantou no Festival de Música de Thessaloniki, no qual a canção Tora (Agora) de Plessas/Pretenderis interpretada por ela levou o segundo prêmio. Começava a brilhar nessa época a sua estrela!

Logo se encontrava cantando ao lado de Giannis Vogiatizis e, no início da década de 1980, encontra Tolis Voskopoulos, época em que conquistou um sucesso estrondoso. Ao longo de sua carreira, foi premiada por seu talento em países como Espanha, Polônia e a antiga URSS.

Tzeni Vanou era a musa de muitos compositores, tendo gravado canções dos mais conhecidos deles, em versões originais ou regravações. De Mikis Theodorakis cantou “An m’agapas agapi mou”; de Giorgos Mouzakis cantou “I sklava” e “Thelo konta sou na meino”; deu voz mais uma vez a “Kapou yparxei i agapi mou” de Manos Xatzidakis, ou “Ksypna agapi mou” de Kostas Giannidis.

No começo da década de 1970, fez também sucesso na música ligeira, interpretando alguns sucessos de Mimis Plessas como “An einai i agapi amartia” e “Stagona-stagona”. Também trouxe à vida com sua eterna voz a canção “Agori mou” (Tolis Voskopoulos) e diversas outras, que estarão para sempre marcadas nas memórias de quem gosta de música grega.

A cantora foi enterrada nesta sexta-feira, dia 7.

Vamos relembrar uma de suas interpretações mais conhecidas: Stagona-stagona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.