Cantora brasileira Eliane Bastos na Grécia

Cantora brasileira Eliane Bastos na GréciaBelezas naturais, história, gastronomia, excelente clima e receptividade do povo local são apenas alguns dos motivos que fazem da Grécia um destinos mais desejados. Agora imagine se você for convidado. Melhor: convidado para um evento musical. Melhor ainda: você é convidado para um evento musical na Grécia e para uma apresentação com composições suas e as que você gravou.

Pois foi exatamente o que aconteceu com a talentosa cantora e compositora brasileira Eliane Bastos, que com sua voz, o aroma do Mediterrânico e bastante tempero brasileiro foi convidada pelo Lar Brasileiro na Grécia (www.larbrasileiro.gr) para uma apresentação na capital, Atenas.

Faz parte da cultura do povo grego a paixão pela música, pela dança e pela diversão e, exatamente por isso, que nos dias 25 e 26 de maio em Atenas, no Lar Brasileiro, com a presença de brasileiros e gregos, a cantora que nasceu em Pitanga, estado do Paraná, fez duas apresentações voz e violão, mostrando composições de seus CDs: Além de Mim, Toda Essência e De Volta pra Casa. E com grande sucesso! Os artistas gregos têm o hábito de se apresentarem ao vivo por temporadas que podem durar meses. Na maioria dos espetáculos, três ou quatro artistas famosos, às vezes de estilos musicais totalmente diversos, se revezam no palco, cantando por horas ininterruptamente.

E assim aconteceu com a apresentação da brasileira. A cantora grega Maria Malu, que foi a vencedora em segundo lugar no programa “Ídolos da Grécia” versão 2012, convidada subiu ao palco e cantou com Eliane Bastos algumas músicas brasileiras.

Emoção e alegria com sucesso total, tanto que a brasileira acabou vendendo todos CDs levados, apenas nestas duas apresentações.

A tradicional quebra de pratos (hoje proibida na maioria dos lugares) foi substituída pela maravilhosa guerra de flores. Cestas de pétalas que são vendidas nas mesas e a maneira com que as flores são jogadas uns nos outros podem ter o significado apenas de alegria e amizade, mas neste encontro selou-se a união entre gregos e brasileiros.

Eliane Bastos: voz e violão

Luís Filidis: voz e percussão

Vejam um trecho da apresentação:

 

Sobre o Lar Brasileiro na Grécia

A Associação brasileira foi fundada em 1978 por um grupo de greco-brasileiros e brasileiros com sede em P. Faliro, Atenas, Grécia.

O objetivo da Associacao é o apoio da comunidade dos greco-brasileiros e brasileiros em assuntos culturais, entretenimento e filantrópicos. Durante seus 33 anos de existência a Associação tem dado ajuda e apoio a muitos dos membros da comunidade (ajuda econômica, contribuição a famílias pobres de brasileiros que vivem na Grécia, fornecendo alimentos, roupas, compra e edição de passagens de retorno ao Brasil a brasileiros que o desejam mas estão impossibilitados economicamente e fornecimento de conselhos jurídicos).

Além disso a Associação organiza eventos durante todo o ano, sendo o evento mais importante o encontro anual que se realiza em fevereiro motivado pelo internacionalmente famoso Carnaval do Brasil. Nos referidos eventos, que têm como objetivo divulgar a cultura e a civilização brasileiras na Grécia e que têm cobertura promocional pelos mais importantes meios de comunicação, têm comparecido personalidades tais como primeiros ministros, deputados, prefeitos, empresários e representantes das letras e artes.

Paralelamente, a Associação, sempre motivada pelo Carnaval, tem ajudado e apoiado, sem fins lucrativos, muitas prefeituras, tais como a de Patras, Moschatou, Rendi, Rethimnou, Chalkidas e Egίou na organização e realização de suas festas carnavalescas, com único objetivo a promoção e divulgação da cultura brasileira.

Durante os 35 anos de existência, a Associação não teve nenhuma ajuda de qualquer representante legal do Brasil na Grécia (embaixada, consulado), enquanto os representantes de outros países latino-americanos apoiam energicamente e ajudam de várias maneiras, até economicamente as respectivas Associações.

A Associação hoje tem como representantes no seu conselho administrativo:

Presidente: Alexandre Leandros

Vice presidente: Ivany Moraes Rego De Melo

Secretário Geral: Alexandre Gantzias

Tesoureiro: Eleftherios Apergis

Μembros da Diretoria: Letίcia Furlani, Dario da Silva e Luiz Roberto Da Silva Pereira

 

Fonte: Site Brasil Cultura (texto com adaptações)

Foto: Facebook Oficial da cantora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.